AOS AMIGOS


Will YOU AND YOUR FRIEND come around?



Um dia
a maioria de nós irá separar-se.
E depois
sentiremos saudades de todas as conversas deitadas fora,
das descobertas que fizemos,
dos sonhos que tivemos,
de tantos risos e momentos que partilhámos.
Sentiremos saudades
até dos momentos de lágrimas,
de angústia,
das vésperas de fim-de-semana,
das passagens de ano,
enfim,
do companheirismo vivido.

Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.

Em breve cada um vai para o seu lado.
Seja pelo destino
ou por algum desentendimento,
cada um seguirá a sua vida.

Talvez nos continuemos a encontrar,
quem sabe,
nas cartas que trocaremos.
Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices.

Aí,
os dias vão passar,
meses,
anos,
até esse contacto se tornar cada vez mais raro.

Vamos perder-nos no tempo.

Um dia os nossos filhos verão nossas fotografias
e perguntarão:
Quem são aquelas pessoas?
Diremos
que eram nossos amigos e,
isso vai doer tanto.

Foram meus amigos,
foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida.

A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar,
ouvir aquelas vozes novamente.

Quando o nosso grupo estiver incompleto,
reunir-nos-emos para um último adeus a um amigo.
E,
entre lágrimas abraçar-nos-emos.
Então faremos promessas
de nos encontrarmos mais vezes daquele dia em diante.

Por fim,
cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida isolada
do passado.
E vamos perder-nos no tempo.

Por isso,
fica aqui um pedido
deste humilde amigo:
não deixes que a vida passe em branco,
e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.

Eu poderia suportar,
embora não sem dor,
que tivessem morrido todos os meus amores,
mas enlouqueceria
se morressem todos os meus amigos.