ANTES DA ESCURIDÃO



Às vezes, à noite, antes de me recolher, contemplo os meus filhos a dormir o sono tranquilo dos dias verdes da infância, e, por alguns instantes, ponho-me a pensar: qual a missão que os trouxe realmente à Terra?
E, enquanto me perco em conjecturas, também cogito que, provavelmente, não estarei fisicamente ao lado deles, no amadurecimento dos seus anos.
Na verdade, não sei até quando gozarei do prazer de lhes colher os sorrisos, de os apertar quando juntam as suas cabeças ao meu ombro, ao mesmo tempo que sinto o ritmo dos seus corações bater em compasso com o meu.
Ainda são tão jovens e trazem no brilho dos olhos os raios da esperança. Olham o mundo como quem descobre venturas a cada dia.
E eu penso...será que conseguirão atingir os objectivos para os quais serão talhados?
E então...desejo apenas que sejam felizes, mesmo que a adversidade lhes venha fazer companhia.
Que sejam suficientemente capazes de driblar as tristezas, tingindo-as com as cores da certeza de quem sabe que tudo neste Mundo é passageiro.
Tudo passa. Passa a dor, passa a tristeza, passa a alegria.
Então, desejo também que as alegrias que lhes coroarem os dias sejam muito bem aproveitadas por eles.
Que usufruam delas na totalidade e que saibam guardar, no seu interior, as recordações felizes.
Elas é que serão o alento nos dias cinzentos e vazios.
Que saibam aproveitar todas as oportunidades de progresso: a escola, o lar, a família que os ama e os estimula a avançar sempre.
Que nunca esqueçam que foi o amor que os trouxe à Terra.
O amor quando foram concebidos.
Por isso, eu desejo que saibam administrar o tempo e não percam a chance de se extasiar com a música. A sinfonia natural dos pássaros na aurora de cada dia.
O cântico das águas abundantes, lançando-se das alturas, em grandes quedas. O murmúrio dos pequenos rios por entre as folhas, o rumor das (cada vez menos) fontes generosas.
A música extraordinária de tantas orquestras que enchem de sons este maravilhoso mundo.
Que ouçam a música da actualidade, dos grupos jovens, as canções do nosso país e da música sem fronteiras.
Que saibam emocionar-se ao ver desfraldada ao vento a bandeira nacional. Que vibrem intensamente com cada nota do hino.
E que o saibam cantar, não apenas os versos que o compõem, mas percebam realmente o significado de cada palavra.
Claro que desejo que eles alcancem vitórias. Não necessariamente no mundo, mas, dentro de si mesmo, coleccionando louros a cada dia.
E, finalmente, quando vencerem os dias da sua passagem pela Terra, que partam serenamente, tendo semeado coisas boas em outras tantas vidas.
Tendo cumprido todas as etapas das suas jornadas com honra.
E então...eu estarei esperando por eles do outro lado, igualmente de pé, feliz por ter contribuído para a sua educação.
E por ter alimentado as suas vidas com todo o meu amor.