TI BENTO E O BURRO



Ti Bento foi passear o Burro mais uma vez ontem ao fim da tarde ali para as bandas do Campo Grande, em Lisboa.
Tantos sítios e tantos dias para ir passear o Burro, e logo Ti Bento escolhe os menos indicados.
O Burro não tem culpa (ou será que tem?), mas Ti Bento tem. De certeza absoluta. Ele podia escolher dias em que pelo Campo Grande não andassem turistas espanhóis à procura de caramelos e alemães atrás de uma boa cerveja. É que assim Ti Bento deixa no ar aquele ar de campónio que ao Burro envergonha.
Só ele não dá conta.
Nem precisa de abrir a boca. Basta o ar...e o cheiro de Ti Bento. E está tudo dito. Caso arrumado.
Como é possível que tanta gente ainda tenha pachorra para ir de propósito ali para o Campo Grande comer coiratos e ver as ventas do Ti Bento?
É que já não há pachorra.
E eu a ficar repetitivo…
O Ti Bento…Alguém me diga, por favor, o que é que ele levou de novo ali para o Campo Grande?
Nada! Digo eu…
Se até o Ti Inácio (Burro que nem uma porta!) e o outro, Ti Lazlo, conseguiram sem saber ler, nem escrever, ambos, português, dar um ar da sua graça, mas porque raio é que o Ti Bento caiu em graça? Alguém me explica?
Como “espilicuuu”?
Badaró!?...
Coitado, esse já cá não anda, e presumo que também não tivesse explicação…
Alguém me ajude por favor.
Na verdade, eu nunca lhe achei graça nenhuma. Ao Ti Bento. Mas muitos acham. Deve ser do penteado. De Burro teimoso. Só pode!
O Burro, ainda não vos disse, sou eu! Mas fico consolado por saber que não sou o pior. Ah, pois não!...É que eu deixei de ser “MUITO BURRO” vai para mais de dois anos. E já percebi tarde. Daí para cá, nunca mais ninguém viu a minha triste figura de cachecol enrolado ao pescoço ali para os lados do Campo Grande. A tempo vi-lhe a “pinta”. Ou, talvez, tarde de mais. Mas até certa altura, tenho para mim que o benefício da dúvida todos merecem. Agora, a partir de certa altura, só mesmo os Burros continuam a passar por lá. Teimosos. Burros, mesmo…
E porquê?...O Ti Bento é tão Burro por si só, que nem precisaria de levar Burro atrás.
Falemos de coisas sérias:
Perder com os alemães, já eu esperava. Mas por cinco?
Perder com os espanhóis, já eu contava. Mas por cinco?
E já nem quero ir mais longe…às outras derrotas ainda mais inadmissíveis como as ocorridas com os benficas, portos, leixões, nacionais, da nossa “praia”, e por aí fora…não, não vale a pena descer tanto…
Ontem antes do jogo com os alemães, tinha prometido levar o meu filho mais novo a mostrar os seus dotes na Academia…Oh pá, isto até dói para um pai. No fim do jogo, não foi fácil de explicar ao puto que foi o Sporting a perder por cinco. Sem resposta. É demais!
Mas, o que dói mais, é NÃO compreender definitivamente o que passa pela cabeça de Ti Bento quando aposta no Burro Abel, depois do Pedro Silva ter feito um jogão com o Benfica; no Tonel (menos mal!), mas depois do Carriço andar a tirar-lhe o lugar vai para quatro meses; no Caneira (ainda assim, não tão mal quanto isso!), mas quando o Grimi fez o seu melhor jogo com a camisola do Sporting no fim-de-semana anterior; e naquele ÁS…uiiiii…o "coiso"...o Burro Romagnoli (meu Deus!), deixando o Vukcevic no banco?
Ti Bento é Burro! Gritem comigo agora, todos juntos: É O MAIOR DE TODOS OS BURROS!
Mentira.
Burro maior é aquele que lá está ainda e diz que vai embora a seguir às próximas eleições no final da temporada.
Burro maior é esse que o deixa continuar a pastar ali para os lados do Campo Grande?
Mentira.
Burros são aqueles que ainda vão na cantiga e pagam qualquer coisa como quarenta euros…40…para ir ver o Ti Bento fazer-nos passar por Burros.
Felizmente que eu já não vou lá vai para mais de dois anos. Tenho pena! Mas não sou assim tão Burro…
Não há pachorra!
Mas, então não querem ver que o pior Burro de todos ainda sou eu? Vale uma apostinha?
Então ouçam: No próximo sábado, lá estarei eu, frente ao televisor, a mandar calar os meus filhos, e a dizer para eles estarem quietos, só para ver mais uma vez o Burro do Ti Bento a levar nas fuças (que bom que era, digo eu a brincar, claro!) no Estádio do Dragão.
No fim, e independentemente do que por lá se passar, só o Ti Bento é que vai achar que está tudo muito bem.
Nós, os Burros maiores…ainda vamos ver que daqui a uns anos o melhor guarda-redes da Europa passou por cá e não demos por nada. Demos, a seu tempo, razão ao Ti Bento. Por exemplo. Só por exemplo. Mas há mais…
Desculpem lá esta crónica de um amargurado Burro sportinguista, mas é que assim, burrices destas, custam a engolir. É que nem o Sócrates me faz sofrer tanto. Apesar de todas as suas burrices, pelo menos é um Burro com estilo. Veste bem, fala bem, é bem parecido…
O Rochemback (quem é este gajo? O outro ao menos dava boa música. João Sebastião Bach) – que grande jogador para o Ti Bento. Os tipos em Espanha e em Inglaterra é que o toparam, mas por cá, os Burros continuam a ir vê-lo ao estádio. O Adrien há-de transformar-se rapidamente num enormíssimo jogador, depois de sair do Sporting, claro. Só o Ti Bento é que ainda não se apercebeu disso. Eu compreendo. É que o Rochemback é pesado…e se lhe der para parvar no balneário? O Ti Bento não iria aguentar…..
O João Moutinho quer ir rapidamente para um clube de segunda linha em Inglaterra. Porquê? Só os Burros é que ainda não perceberam. O puto tem razão, porra! Não há pachorra para o Ti Bento…
E o Miguel “penteados e barba” Veloso? Eu nem vou ao barbeiro com ele. Mas quase que lhe começo a dar razão. Embora contra a minha vontade. Com este só ao estalo primeiro…
Mas, oh, Ti Bento, deixa-me ser Franco: VÃO OS DOIS PARA O RAIO QUE PARTA!
E o Burro sou eu? Ah, pois sou…Serei do Sporting até morrer.
O Ti Bento, se for preciso, daqui a meia dúzia de anos está a treinar o Benfica ou o FC Porto. E o outro, com Franqueza…estará a ganhar o dele agarrado ao BES, em outra qualquer empresa…
Eu continuarei a sofrer…
Corram de uma vez com esses Burros!
Já não há pachorra...
Que me desculpem os benfiquistas. Mas isto, ou é pura coincidência, ou então não sei que será, mas já repararam que depois de Lazlo Boloni, o Sporting só teve treinadores “lampiões”?...Fernando Santos, José Peseiro, Paulo Bento…
E o BURRO sou eu?...Eu, que continuo a vestir unicamente a camisola verde e branca?...E a sofrer que nem um estúpido sempre que joga o Sporting…
Se calhar sou.