DESPESISMO OU SERVIÇO PÚBLICO? TENHO DÚVIDAS... OU SE CALHAR NÃO!

"Reis da selva" estreia esta noite na RTP1
(Artigo na edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias)

Cinco VEDETAS da RTP foram a África acompanhar a vida de cinco grandes mamíferos no seu habitat natural. As filmagens resultaram em "Reis da selva", que estreia esta noite na RTP1. Hoje, Sónia Araújo mostra-nos o elefante.
Durante as próximas cinco semanas, sempre às sextas à noite, "Reis da selva" será transmitido logo após o "Telejornal". Cada um deles vai ser apresentado por uma vedeta da RTP1.
Depois de Sónia Araújo nos mostrar o elefante, o programa continuará com Bruno Nogueira e a sua viagem à savana sul-africana para lidar com um búfalo. Mais à frente, Inês Castel-Branco apresentará a sua experiência junto de rinocerontes, incluindo algumas imagens raras de uma mãe-rinoceronte a amamentar o seu "pequeno" filhote.
Jorge Gabriel, por seu turno, aventurou-se junto dos leões e conseguiu trazer uma história de uma leoa que adopta antílopes-bebés.
No último episódio, Sílvia Alberto apresenta-nos a vida solitária do Leopardo. "Foi uma experiência muito intensa", disse a apresentadora, citando casos de grande proximidade - "uns dois ou três metros" - com os felinos.
"Eu aceitei porque era um leão, caso contrário recusava", afiançou, por seu turno, um bem-diposto Jorge Gabriel, falando numa "experiência tremenda".
As cinco caras da RTP gravaram os seus programas numa reserva natural na África do Sul. "Eu só fui a África porque a viagem era de borla", apontou Bruno Nogueira. O humorista confessou que esta foi a sua primeira viagem ao continente africano e confirmou que o cheiro da terra, lá, é, de facto, bastante diferente. Na bagagem, Bruno Nogueira trouxe ainda a memória de um susto que apanhou devido à aparição imprevista de um elefante.
Entretanto, a RTP sublinhou que em cada um dos episódios de "Reis da selva" se privilegiam "os rituais de acasalamento dos animais, as estratégias de sobrevivência, as diferentes tácticas de caça, as formas de descontracção, a alimentação, a preguiça, a morte e a festa".


SE CALHAR OUTRAS COISAS, OUTROS ASSUNTOS, EM ÁFRICA, MERECIAM MAIS ATENÇÃO POR PARTE DO SERVIÇO PÚBLICO DE TELEVISÃO.
DIGO EU… NÃO SEI…