UM COMPLEXO TERRÍVEL


A selecção portuguesa fez uma óptima 1ª parte no jogo frente à DINAMARCA? Fantástico. Ou sou eu que sou LOUCO ou a palavra “óptima” é desapropriada para quem acaba a 1ª parte a perder? (Queiroz acha que não!). Ah!, já sei. É aquilo a que habitualmente chamamos “VITÓRIA MORAL”. “Jogámos tão bem, mas não ganhámos”. No próximo Verão quando estivermos sentados no NOSSO sofá caseiro a ver jogar as outras selecções na África do Sul, vamos todos recordar que somos NÓS – os portugueses – os campeões da MORAL.
‘Tá-se mesmo a ver.
‘Tá-se mesmo a ver por que é que Queiroz levou 6 do Benfica em Alvalade e perdeu um campeonato quase ganho (eu não esqueço!); ‘Tá-se mesmo a ver por que é que foi corrido do Real Madrid (e o Peseiro também!) com uma equipa galáctica (Figo, Zidane, Raul – só para lembrar 3!); ‘Tá-se mesmo a ver por que é que já correu todos os outros Continentes (África, América, Ásia) e não se fixou muito tempo em qualquer deles; ‘Tá-se mesmo a ver por que é que NUNCA DEIXOU DE SER ADJUNTO no Manchester United. Isso sim!
Permitir que Ronaldo, independentemente de ser o melhor do mundo, seja o CAPITÃO de “uma” equipa, quando se sabe (e se vê!) que não dá durante todo o jogo uma única instrução a um colega, um “tocar p’rá frente”, ou um grito de “toca a reunir”; Tirar Tiago ao intervalo (o melhor em campo na 1ª parte) e manter Raul Meireles quase até ao fim (nem Jesualdo aguenta tanto tempo!); Arrancar com Simão como avançado-centro deixando Liedson de FORA; E já nem vou ao ponto de dizer que João Moutinho tem lugar pelo menos em qualquer “banco” do MUNDO e Miguel Veloso (O DESTE ANO!) talvez até como titular no lugar de Meireles ou DudaISSO É CULPA, SEM DÚVIDA ALGUMA, DE QUEIROZ. APENAS E SÓ!
Mas, claro, agora não vale a pena CHORAR. Não vale a pena Mudar. Não vale a PENA fazer nada. É DEIXAR ESTAR COMO ESTÁ.
Até porque nesta “terra” existe um tremendo problema com as mudanças. UM COMPLEXO TERRÍVEL que nunca irei entender: Está mal, mas deixa estar. O português pensa sempre que o que vem a seguir pode ser bem pior.
E ASSIM FICA.
E esta mentalidade não é exclusiva das questões relacionadas com a BOLA. Assim acontece também nas empresas, nos lares com os casamentos e relações, e nos GOVERNOS.
ESTÁ MAL? Eh! Pá, mas é melhor não mexer na COISA. Às tantas ainda ficamos pior. Deixa estar como está. É que assim já sabemos o que a “CASA GASTA”.

Que triste é esta nossa vida.
Que mentalidade PEQUENINA
.

P.S.: É QUE MUDAR ALGUMA COISA DÁ UM POUCO DE TRABALHO…
E ISSO É CHATO!