UMA NOVA LUA

Não tenho grandes pretensões...
Tenho devaneios.
Apenas as minhas divagações.

O que se segue é tão somente um conjunto de frases tentadas; elaboradas…com boa vontade.


A noite já vai alta,
E eu, ao leme do meu barco
Olho as estrelas prestes a desaparecer
No meio do intenso nevoeiro.
Mas uma enorme lua cheia
Teima em permanecer
Ali sobre o mar.
E dança, dança teimosamente
E eu dou por mim a sonhar.

E é então que reparo num velho homem
Que se chega bem junto a mim,
Olha-me profundamente e diz:
“Pequeno navegante,
Porque não estás ainda a dormir?
A vida não corre como eu quis
E agora já estava a descansar.
Os dias já me pesam, a vista está cansada,
E o vento não pára de soprar.”

“Talvez no teu sonho possas viajar
Toda a noite com um anjo a teu lado,
Para te ajudar quando vier a forte tempestade.
Mas vê bem pequeno navegante,
Lá longe, governada pela tristeza,
E ninguém foge daquela cidade.
Eu, por mim, estou cansado e vou partir
Para onde as portas estão abertas e as chaves não são precisas.
Há muito que estou pronto para sair.”

“Eu vou para perto de um rio tranquilo,
E tu tens que fechar a janela do teu quarto,
E fazer um esforço para não chorar.
Há uma nova lua no céu.
Guarda o amor que tens dentro de ti
E tudo o resto que ainda podes dar
Para outros tempos que se vão seguir,
E diz, por agora, boa noite,
Chegou a hora de ir dormir.”

João Pedro Martins