NUM “BYPASS” DIRECTO


Não entendo.
Decididamente, não entendo.

Quando o 1º ministro deste país respondeu, entre dentes, “manso… é a tua tia!” estava como me parece óbvio, AGORA, a referir-se a todas as tias portuguesas, e não apenas à tia do líder do Bloco como à primeira vista se poderia crer. Pior, referia-se, embora isso também não tivesse sido imediatamente entendível, não só às tias mas também a todos os tios deste país. E, como creio, 90% dos portugueses têm sobrinhos, é fácil de deduzir hoje que o 1º ministro deste país queria realmente dizer que “este é um país de MANSOS”.

Não entendo.
Decididamente, não entendo.

Os espanhóis, para quem quis ver e ouvir em todo o Mundo, já anunciaram o adiamento da construção da linha para a Alta Velocidade até à fronteira com Portugal POR UM ANO. Portugal, não. Até porque o MOP (ou seja, Ministro das Obras Públicas) português falou ao telefone com o MOP espanhol e assegurou que o que ele disse aos seus concidadãos não era bem o que eles tinham ouvido. E, com rapidez, logo o 1º ministro tratou de encomendar fotos de obras de um ou dois troços da linha férrea para fazer negaças àqueles tontos dos deputados, que ousaram achar que ele iria finalmente vergar. Contudo, como já estou farto de saber que o que ele diz hoje amanhã já não se escreve da mesma maneira (é o que dá conseguir uma licenciatura a um domingo!), e até porque o Mundo agora muda radicalmente em apenas 3 semanas, prefiro acreditar no que ouvi e vi o MOP espanhol a dizer. “Chega de demagogias”. Também acho que sim. Por isso, isto significa o quê? Num dos lados da fronteira, eles são mansos, do outro são manhosos, o que sempre é melhor. Aliás, para quem entenda um pouco de tauromaquia é fácil de ver de que lado da fronteira é que eles são toureados em pontas. É exactamente nesse mesmo lado que o artista por vezes é surpreendido e MORRE antes de matar. No outro lado, como é sabido, o bicho é embolado e, no máximo, faz uma passageira nódoa negra.

Deixando as metáforas… eu não entendo.
É que não entendo mesmo.

Ouvi muito recentemente o MOP português dizer que “se o TGV EM PORTUGAL não avançar é bem possível que Espanha até possa EXIGIR uma indemnização”. O que é extraordinário tendo em conta que Portugal AINDA é um país soberano… Mas, e agora? Pelos vistos, é o contrário que está para acontecer. A Espanha já adiou, Portugal AINDA não. Vai o governo português pedir uma indemnização a Espanha? Estou em crer que não. Porque eles, do lado de LÁ, não são mansos como os do lado de CÁ. SÓ POR ISSO.

Olhando numa outra direcção – Alemanha. A chanceler Merkel está prestes a tomar uma atitude que os homens “mansos” aqui DA BANDA nem sequer têm a coragem de sequer imaginar – TAXAR OS LUCROS DOS BANCOS. – Aqui, não. Aqui, no lado dos “mansos”, permite-se que os bancos CONTINUEM a ser as únicas instituições a apresentar os lucros ASTRONÓMICOS que todos conhecemos, À PALA DOS ESFORÇOS DA MAIORIA DA POPULAÇÃO QUE PARA CONSEGUIR PAGAR OS JUROS ESTUPIDAMENTE ELEVADOS, POR VEZES ATÉ DA SOPA PARA ENGANAR O ESTÔMAGO TÊM QUE PRESCINDIR. Mas aqueles que (SE) governam cá não querem sequer comentar. Assobiam para o lado fingindo não perceber que tais lucros saem dos bolsos daqueles que os elegem.


Como se tudo isto não bastasse, ainda têm o desplante de gozar com a cara das pessoas transformando um semestre em 7 meses metendo dessa forma ainda mais a mão no bolso das pessoas, que são, não restam dúvidas, MANSAS. Pois se assim não fosse, SÓCRATES, TEIXEIRA DOS SANTOS & Companhia, bem como todos os outros que têm responsabilidades políticas, desde Portas a Louça, já tinham sido CORRIDOS para o matadouro sem sequer descerem à praça. NUM “BYPASS” DIRECTO.