A PROMESSA


Data de Lançamento: 6ª feira, dia 9 de Julho, pelas 18.30 horas, na Livraria do El Corte Inglés, em Lisboa (Avenida António Augusto de Aguiar).


Sinopse:
É no coração da Beira Baixa, no seio de uma família desagregada, que vai crescendo Tóino, um jovem rapaz que aos poucos se vai isolando de tudo o que o rodeia. Os seus problemas começam bastante cedo com o abandono prematuro do pai que foge com outra mulher para fora do País, e prosseguem com a posterior relação da mãe com o pai do seu pai, o avô alcoólico. A situação é agravada pela quase marginalização a que é votado pelo irmão toxicodependente e pela irmã prostituta. A vida de Tóino é uma perfeita miséria, mais ainda a partir do momento em que a meia-irmã o acusa de incesto e o irmão mais novo o agride insistentemente apenas por ciúmes. Resta a Tóino, para conseguir de alguma forma superar as suas dificuldades, o amor e a solidariedade da irmã mais nova, e a mais pura amizade que muito cedo lhe é oferecida pelo vizinho Tó Pê, o narrador e personagem central deste romance.



“Eu era a única pessoa da aldeia com quem o Tóino falava. Talvez nem a própria família sequer imaginasse que ele até conseguia balbuciar tanto vocabulário, ou não quisessem pura e simplesmente saber. Embora não aceitasse como normais todas as suas histórias, fui compreendendo com o passar do tempo as razões do seu silêncio para com os outros.
         Através do meu pai, da minha mãe, das outras pessoas da aldeia, e também do próprio Tóino, fui reconstruindo aos poucos a sua vida. A sua desgraçada vida de apenas vinte e sete anos. Até àquele dia de mil novecentos e oitenta sete em que dominado pela raiva e levado pela emoção tomei a atitude de tentar mudar a vida de alguém que afinal não tinha nascido maluco.”
(In "A Promessa", Fronteira do Caos, 2010)