ACABAR COM O “ESTADO SOCIAL-FASCISTA”

É hora de dizer BASTA.
Nunca nos últimos anos os portugueses tiveram uma oportunidade tão boa para de uma vez por todas acabar com este “ESTADO SOCIAL-FASCISTA”, que ao longo dos anos sorrateiramente quase sem se dar por isso nos vem sufocando lentamente.
Hoje, no final da primeira década do século XXI, os portugueses não são mais um conjunto de pessoas com pouca capacidade formativa e informativa como 50 anos atrás. Então, porque nos comportamos tal e qual como ovelhinhas sem qualquer espírito de iniciativa que nos leve a procurar caminhos que nos conduzam a melhores pastos?
Estamos com medo de quê?
Do desemprego?
Mais de meio milhão de desempregados parece-me um número considerável para que todos reunidos metam medo a alguém em vez de se amedrontarem com quem quer que seja.
Falta vontade e coragem?
A mesma que se tem quando não há pão sobre a mesa e que nos leva ao contentor mais próximo na esperança de encontrar algo que suavize a fome dos nossos filhos é mais que suficiente.
Que esperam então os portugueses?
Que se repitam as coisas tantas vezes contadas pelos nossos pais e avós que ao domingo reunidos à mesa faziam uma festarola com a partilha de UMA sardinha? E, SORTE daquele a quem calhava chupar a cabeça…
Como é que alguém consegue estar tão serenamente sentado a esta hora no sofá da sala, que ainda não foi pago, a ver a “Casa dos Segredos” que está a passar no LCD, que já leva duas prestações de atraso, e que está pendurado numa parede, hipotecada por 35 anos a uma entidade bancária que só nos primeiros 20 anos pós-empréstimo já recebeu tudo o que antes lhe emprestou? Claro, tudo isto enquanto a dezena de administradores da mesma entidade bancária, em vez de estar a ver a TVI, prefere “investir” o tempo a consultar sites de viagens sobre Bora Bora para onde planeia ir passar o fim-de-ano com a família. Não sem antes, claro, passar por New York para fazer umas comprinhas de Natal, coisas simples, apenas para os amigos mais “chegados”, talvez até para aquele tal que em tempos foi colega de escola e que pode muito bem vir a fazer parte de um próximo governo. Vá lá, não vá o diabo tecê-las, o melhor é não arriscar ser esquecido ou passar por mal agradecido. Afinal só lhe é possível naquele exacto momento andar a pesquisar na Net sobre viagens por que nunca menosprezou as “amizades”.
E o tipo da casa, da outra, dos segredos, porque um azar nunca vem só, ainda vai acabar por ser despedido pela “extrema necessidade” de emagrecimento dos quadros da empresa, mesmo que depois venha a saber que o seu lugar voltou a ser reocupado, mas por um recém-contratado (mais bonito!), porque afinal de contas a sua função era imprescindível para o regular funcionamento da empresa onde laborava. Infelizmente, só mais tarde é que se deu por isso. Ah, e nem adianta vir dizer que quando era jovem também andou com aquele “mais bonito” madrugadas fora a fazer cola e a colar cartazes por aqui e por ali. Quem? Não, de certeza que não era a mesma pessoa. Nem nunca vestiu uma gravata nem foi visto numa RGA, quanto mais num conselho distrital… Isso é coisa de “betinhos” e o gajo já trabalhava desde os 16 anos. Estudasse para doutor. Talvez tivesse tido mais sorte na vida. OLHA ESTE!

REAFIRMO: nunca nos últimos anos os portugueses tiveram uma oportunidade tão boa para de uma vez por todas acabar com este “ESTADO SOCIAL-FASCISTA”. E nem sequer vale a pena pensar que mesmo que não se faça nada eles vão acabar por ESCAVACAR isto tudo de vez. É que já está tudo ESCAVACADO. Só o estúpido que está a ver a CASA DOS SEGREDOS é que ainda não deu por isso.

NOTA FINAL: o programa atrás referido é líder de audiências (apesar da Júlia Pinheiro).